Análise das condições de continuidade, progressão, não contradição e articulação nos textos estudantis. O estudo revelou que 60% dos textos feriram a continuidade, 90% a progressão e não contradição, e 100% a articulação.
Exame dos mecanismos de referenciação, substituição, elipse, conjunção e coesão lexical. Verificou-se que 80% dos textos apresentaram problemas com pronomes anafóricos e 100% com articuladores textuais.
Dificuldades dos alunos em hierarquizar informações e articular ideias de forma coerente, com ênfase na necessidade de metodologias de ensino mais eficazes para produção textual.
Base em autores como Koch, Travaglia e Costa Val, utilizando os critérios de Charolles para avaliação da textualidade (continuidade, progressão, não contradição e articulação).
A alarmante porcentagem de violações das condições textuais:
O estudo demonstra que:
No texto 1: "As cidades estão cada vez mais industrializadas e assim nos fornece rede de infra estrutura propício para população" - contradição externa ao atribuir qualidade de serviços à industrialização.
No texto 3: "Esse problema é uma causa..." - uso inadequado de "esse problema" com referente ambíguo, demonstrando falha na cadeia referencial.
No texto 2: Transição abrupta entre descrições físicas e sociais sem conectivos adequados, ferindo a progressão temática.
A pesquisa analisou redações de concluintes do ensino médio, identificando graves deficiências na construção da coerência e coesão textuais. Utilizando critérios como continuidade temática e progressão argumentativa, constatou-se que a maioria dos textos apresenta falhas estruturais que comprometem sua compreensão. O estudo conclui pela necessidade de práticas educacionais mais efetivas para desenvolver habilidades textuais nos alunos.
O texto detalha os fatores de coerência (continuidade, progressão, não contradição, articulação) e mecanismos coesivos (referenciação, substituição, elipse, conjunção, coesão lexical), demonstrando sua interdependência na construção textual.
Destaca a importância dos articuladores textuais para estabelecer relações lógicas entre ideias, especialmente na argumentação. A análise mostra que 100% dos textos apresentaram problemas no uso adequado desses conectivos.
O estudo diferencia diversos mecanismos de coesão: