O texto apresentado é o documento "Currículo de Referência em Tecnologia e Computação: da Educação Infantil ao Ensino Fundamental", elaborado pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB). Ele se propõe a ser um guia e um complemento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), oferecendo uma estrutura curricular detalhada para o ensino de tecnologia e computação, desde a educação infantil até o ensino fundamental. O documento visa apoiar as redes de ensino na construção e revisão de seus próprios currículos, fornecendo conceitos, habilidades, práticas pedagógicas, sugestões de avaliação e materiais de referência.
Os principais assuntos abordados no texto são:
O ponto de maior atenção no texto é a proposta curricular detalhada e estruturada, que abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental. Este detalhamento, que inclui habilidades específicas, práticas pedagógicas, sugestões de avaliação e materiais de referência para cada ano escolar, é o cerne do documento e o que o torna um guia prático e aplicável para as escolas. A preocupação em alinhar essas habilidades com as competências gerais da BNCC e em oferecer sugestões de práticas que considerem a realidade das escolas brasileiras (incluindo atividades "desplugadas") demonstra um esforço significativo para tornar o currículo acessível e relevante.
Podemos concluir que o texto é um documento fundamental e abrangente para a área de Tecnologia e Computação na educação básica brasileira. Ele não apenas reconhece a importância crescente dessas áreas, mas também oferece uma estrutura concreta e um roteiro para que as escolas possam integrá-las de forma eficaz em seus currículos. O CIEB, ao elaborar este material, demonstra um compromisso em impulsionar a qualidade e a contemporaneidade da educação no Brasil, fornecendo ferramentas e diretrizes para que os estudantes desenvolvam as competências necessárias para o século XXI, tornando-os não apenas consumidores, mas também criadores de tecnologia. A ênfase na progressão das habilidades, no alinhamento com a BNCC e na consideração dos diferentes níveis de adoção tecnológica nas escolas são pontos fortes que indicam uma proposta realista e bem fundamentada.
A introdução contextualiza a onipresença da tecnologia e computação na vida moderna e a necessidade de preparar os jovens para serem cidadãos críticos e atuantes no século XXI. Destaca como a BNCC já aborda temas de tecnologia e computação de forma transversal, especialmente nas competências gerais 1, 2 e 5, que enfatizam a valorização do conhecimento digital, a resolução de problemas e o uso ético e criativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). O documento se apresenta como uma resposta ao desafio das redes de ensino em construir seus currículos após a aprovação da BNCC, oferecendo um material de referência prático e flexível para trabalhar tecnologia e computação, seja de forma transversal ou como área específica. A proposta é fruto de um trabalho minucioso de especialistas, com marcos conceituais, inspirações, bases metodológicas e teóricas, visando oferecer um material de qualidade e útil.
Esta seção detalha as bases teóricas e curriculares que fundamentaram a elaboração do Currículo de Referência em Tecnologia e Computação. Foram consultadas referências nacionais (BNCC, SBC, Currículo da Cidade de São Paulo) e internacionais (Austrália, Reino Unido, EUA - NGSS). A estrutura conceitual foi inspirada no currículo australiano e no NGSS, enquanto a progressão das habilidades se baseou na SBC e na BNCC, com elementos do Reino Unido, Austrália e São Paulo. Cada referência é apresentada sucintamente, explicando sua contribuição:
Esta seção apresenta a concepção e a organização do currículo. A concepção é plural, orientadora e integrativa, buscando agregar conhecimentos diversos e promover a interdisciplinaridade. O currículo é visto como um caminho concreto para direcionar ações pedagógicas, promovendo autonomia e emancipação dos alunos em um mundo volátil e complexo. A importância do contato com a tecnologia desde a educação infantil é reforçada, citando diretrizes do MEC e autores que destacam o papel das múltiplas linguagens, incluindo a digital, na construção de significados pelas crianças. No ensino fundamental, a tecnologia é vista como essencial para a emancipação, proatividade e desenvolvimento de competências para uma vida criativa e crítica.
A concepção do currículo reflete as profundas mudanças sociais impulsionadas pela tecnologia, como a ubiquidade dos smartphones, o surgimento da inteligência artificial e da robótica, e a fabricação digital. Destaca a tendência para uma sociedade mais colaborativa e de compartilhamento. Relatórios da Unesco, OIT e OCDE são citados para evidenciar as transformações nas relações humanas e de trabalho, com o Fórum Econômico Mundial prevendo que 60% das crianças de hoje trabalharão em profissões que ainda não existem. A tecnologia digital cria um cenário que oportuniza à escola repensar sua estrutura e papel. O texto reconhece os desafios na incorporação de tecnologias na educação, desde o uso de softwares educativos até a robótica e fabricação digital, e como o uso da tecnologia pode, em alguns casos, reforçar práticas tradicionais em vez de promover a emancipação do aluno. A proposta busca orientar escolas e professores sobre as aprendizagens essenciais em tecnologia e computação, alinhadas aos objetivos de cada ano escolar.
O currículo é organizado em três eixos estruturantes: Cultura Digital, Tecnologia Digital e Pensamento Computacional. Estes eixos se subdividem em dez conceitos-chave, que, por sua vez, desdobram-se em 147 habilidades. A estrutura conceitual e a progressão das habilidades são mantidas ao longo de todas as etapas de ensino. Cada habilidade é acompanhada de sugestões de práticas pedagógicas (plugadas e desplugadas), alinhamento com a BNCC, indicações de avaliação, materiais de referência e níveis de adoção de tecnologia (escola e docente). A figura 1 ilustra essa estrutura, mostrando a interconexão entre eixos, conceitos, habilidades, práticas, BNCC, avaliação, materiais e níveis de adoção.
Os eixos são os grandes temas que o currículo abrange, contendo os conceitos-chave que organizam as habilidades. A nomenclatura dos eixos foi escolhida para se aproximar da SBC, mas a distribuição dos conceitos combina referências de outros currículos.
As habilidades são o elemento central do currículo, indicando o que os alunos devem desenvolver. São 147 habilidades, escritas com verbos no infinitivo, seguindo o padrão da BNCC. Cada habilidade possui um código identificador único (EIXOANOCOCEITOUNIDADE), como PC03AB01 (Pensamento Computacional, 3º ano, Abstração, habilidade 01). A complexidade das habilidades progride com a faixa etária, começando com a apropriação de conceitos na educação infantil e avançando para habilidades mais complexas no ensino fundamental.
As práticas são sugestões de atividades pedagógicas para auxiliar os professores no desenvolvimento das habilidades. Podem ser atividades "plugadas" (com uso de dispositivos digitais) ou "desplugadas" (sem necessidade de recursos digitais). O objetivo é inspirar o docente e facilitar o alinhamento com as habilidades da BNCC, conectando os conceitos de tecnologia e computação com outras áreas do conhecimento. As práticas visam também favorecer o protagonismo dos alunos, promovendo a aprendizagem "fazendo".
Cada habilidade do Currículo de Referência está relacionada a uma ou mais das dez competências gerais da BNCC. O documento apresenta um quadro com as competências gerais da BNCC para facilitar essa associação. O alinhamento considera tanto menções diretas quanto indiretas à tecnologia nas habilidades da BNCC, permitindo que o trabalho com o currículo de referência contribua simultaneamente para o desenvolvimento das competências gerais da Base.
Associadas a cada habilidade, existem indicações para avaliação, que visam auxiliar os docentes a acompanhar o desenvolvimento dos alunos. Essas sugestões definem o que observar nos estudantes como evidência do aprendizado. Cada habilidade possui pelo menos uma rubrica de avaliação, e muitas vezes mais de uma.
Para cada habilidade, são sugeridos materiais de referência que apoiam o docente e os gestores educacionais. A maioria dos materiais é gratuita e disponível online, com prioridade para o idioma português. Quando não encontrados em português, materiais em inglês de qualidade são referenciados. Em alguns casos, são indicadas subseções ou páginas específicas de materiais mais amplos.
O currículo propõe três níveis de adoção docente (Básico, Intermediário, Avançado), relacionados ao conhecimento do professor em tecnologia e computação, e quatro níveis de adoção da escola (Emergente, Básico, Intermediário, Avançado), que se referem à presença e ao uso da tecnologia na instituição. Essa classificação visa auxiliar as redes de ensino a compreender a infraestrutura necessária e os perfis de professores para a efetivação das práticas. Geralmente, as práticas "desplugadas" podem ser realizadas por escolas de nível emergente, enquanto as práticas do eixo Pensamento Computacional podem demandar docentes de nível avançado.
O currículo está disponível online na plataforma curriculo.cieb.net.br, permitindo navegação dinâmica e interativa. Os usuários podem explorar os conteúdos por etapa de ensino, ano, eixo e conceito. O site oferece uma área de "Sobre" (objetivos do currículo), "BNCC" (relação com a Base) e "Currículo" (conteúdos detalhados). Há também uma ferramenta de busca por palavras-chave, materiais de referência ou competências/habilidades da BNCC. Uma seção de FAQ e um formulário de contato estão disponíveis para sanar dúvidas e receber feedback.
Esta seção apresenta a proposta curricular detalhada para cada etapa de ensino, desde a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental. Para cada ano, são listadas habilidades por eixo e conceito, com suas respectivas competências gerais da BNCC, materiais de referência, níveis de adoção docente e escolar, avaliações e práticas pedagógicas. O objetivo geral é trabalhar conhecimentos para o uso e criação de tecnologia, desenvolver a lógica de resolução de problemas e formar cidadãos responsáveis, éticos, críticos e solidários.
O documento "Currículo de Referência em Tecnologia e Computação" do CIEB é uma iniciativa de grande relevância para a educação brasileira. Sua principal força reside na abordagem estruturada e abrangente, que não apenas reconhece a necessidade de integrar tecnologia e computação no currículo escolar, mas também oferece um roteiro prático e detalhado para sua implementação.
Pontos Fortes:
Pontos de Atenção e Desafios:
Em suma, o documento é um marco importante para a educação tecnológica no Brasil. Ele oferece um caminho claro para a integração da tecnologia e computação no currículo, mas sua implementação bem-sucedida dependerá de um esforço conjunto de políticas públicas, formação docente e adaptação às realidades locais. A visão de formar alunos críticos, criativos e protagonistas na era digital é o grande legado desta proposta.