O texto aborda o "Desafio do Jovem e Dinheiro", um projeto educacional que incentiva estudantes do ensino médio a se interessarem por áreas de engenharia e tecnologia. O projeto, iniciado em 2012, é uma parceria entre a CPQD e a Vale, e já está em sua décima segunda edição. O texto destaca a evolução do projeto, sua estrutura, impactos e a participação significativa de mulheres em equipes finalistas.
O projeto foi criado para incentivar estudantes a ingressar em cursos de engenharia e tecnologia, áreas com baixa representatividade no Brasil. O objetivo é mostrar que essas áreas são interessantes e motivadoras, além de preparar os jovens para resolver problemas reais.
Exemplo: A primeira edição foi em 2013, e desde então, o projeto tem atraído estudantes de todo o Brasil, incluindo regiões com menos recursos.
O desafio é dividido em três fases eliminatórias, com desafios propostos por professores de diferentes áreas. As equipes, compostas por estudantes, desenvolvem soluções em um curto período de tempo, como uma semana.
Exemplo: Na primeira fase, são três desafios, na segunda, dois, e na final, cerca de 10 a 20 equipes competem.
O projeto tem um impacto significativo na formação de jovens, especialmente mulheres, que muitas vezes são maioria nas equipes finalistas. Isso contrasta com a baixa representatividade feminina em cursos de engenharia e tecnologia no Brasil.
Exemplo: Em uma das equipes finalistas, havia três mulheres e dois homens, e muitas equipes campeãs foram compostas apenas por mulheres.
O projeto integra o pensamento computacional e ferramentas tecnológicas, como Scratch, podcasts e vídeos, para resolver problemas reais. Isso ajuda os estudantes a desenvolver habilidades de resolução de problemas e criatividade.
Exemplo: Os estudantes criaram um aplicativo para coleta seletiva de materiais e produziram vídeos para incentivar outros jovens a se interessarem por tecnologia.
O ponto de maior atenção no texto é a participação significativa de mulheres nas equipes finalistas do desafio. Isso é notável porque, apesar da baixa representatividade feminina em cursos de engenharia e tecnologia no Brasil, o projeto consegue atrair e destacar mulheres, mostrando que elas são tão capazes quanto os homens nesses desafios.
O "Desafio do Jovem e Dinheiro" é um projeto bem-sucedido que não só incentiva estudantes a se interessarem por engenharia e tecnologia, mas também promove a igualdade de gênero e o desenvolvimento de habilidades práticas. O projeto mostra que, com motivação e orientação adequada, jovens podem desenvolver soluções criativas e impactantes em curtos períodos de tempo.
O projeto foi criado em 2012 pela CPQD e Vale para aumentar o interesse de estudantes por engenharia e tecnologia. O Brasil tem uma baixa proporção de estudantes nessas áreas em comparação com humanas, e o desafio busca mudar essa realidade. O objetivo é mostrar que essas áreas são dinâmicas e oferecem oportunidades para resolver problemas reais.
O desafio é dividido em três fases, com desafios propostos por professores de diferentes áreas. As equipes têm uma semana para desenvolver soluções, o que exige criatividade e trabalho em equipe. A final é composta por 10 a 20 equipes, que apresentam vídeos e trabalhos escritos.
O projeto tem um impacto significativo na formação de jovens, especialmente mulheres. Apesar da baixa representatividade feminina em engenharia, as mulheres têm se destacado no desafio, muitas vezes sendo maioria nas equipes finalistas. Isso mostra que o projeto consegue atrair e motivar mulheres para essas áreas.
O projeto integra ferramentas tecnológicas e pensamento computacional para resolver problemas reais. Os estudantes desenvolvem habilidades como resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipe. Isso os prepara para o mercado de trabalho e para cursos superiores em tecnologia.
O texto destaca a importância do "Desafio do Jovem e Dinheiro" como um projeto educacional inovador que promove o interesse por engenharia e tecnologia. A participação significativa de mulheres nas equipes finalistas é um ponto positivo, mostrando que o projeto consegue atrair e motivar mulheres para áreas tradicionalmente dominadas por homens. Além disso, a integração de ferramentas tecnológicas e pensamento computacional prepara os estudantes para o mercado de trabalho e para cursos superiores. O projeto é um exemplo de como a educação pode ser transformadora e inclusiva.
Milton, estou a que edicara com os likes sobre o desafio do jovem e dinheiro e estou vendo que tem um projeto que foi ganador
Você explica um pouquinho para a gente? Isso, aqui a gente tem um equipe que a Dita Ravega, região solocava, foi acampirando o desafio de 2021 na época da pandemia
Eles desenvolveram um projeto chamando completa do bem, uma corronha de deles
Para esses closses materiais, eles definiram um ponto de cometa que a população local vai ser fácil os materiais seletivos para aproveitar e nesse espaço eles criaram uma sala de computação para a população, carêntimos aos computadores e criar um aplicativo também
O desafio do jovem e dinheiro já está na décima segunda edição, começou em 2012 com a CPQP juntamente com a Vale criou um projeto para incentivar os estudantes a ingressar em uma hora de engenharia
Exata os professores marcos com a professor da Marisa Bepou escreveu o projeto do desafio de jovem e dinheiro, foi selecionado e eles ganharam uma verba para investir
Na primeira edição foi em 2013 e a partir daí o professor marcos é um parou mais, estamos todo ano criando a nova edição do desafio de jovem e dinheiro
E como é o dia a dia tentando orientar esses jovens em cada pesquisa, em cada projeto que eles vão fazer? Isso o desafio acontece totalmente, um arne de o cléso, as equipes são de todo o Brasil, temos da região norte, região sul, eles se inscrevem para um arquivo lá e a gente faz a divulgação pelas redes sociais e o desafio é dividido em três fases
Na primeira fase são três desafios na segunda e a segunda são dois e tem o desafio final
As asetapa são eliminatórias, passando a primeira vai para a segunda e vai para o desafio final
O desafio final sai em torno de dez a vinte equipes
Todos os desafios são desenvolvidos por professores do torno, os aqui dá um encampimento
São muitas pessoas na verdade, né? Isso, nesses 12 anos já são praticamente três mil alunos que participaram do desafio
São maiores escolas públicas, escolas de cidades pequenas que não tem muitos recursos e para eles é algo assim agregador
Esse projeto, em si, tem ligação com uma questão sustentável
Os outros projetos também vão por esse caminho ou pode ser um projeto de qualquer coisa de um bom tempo
Isso, cada ano a gente é definido em um tema do projeto
A partir de 2021 a gente começou a trabalhar as ODS, que é da ONU
Então esse daqui foi da Cidade Sustentável, de 2021
E você acha que está em preparado para a indução do C4
0? Isso é, inclusive, nesse ano a gente trabalha um pouco nessa questão da indução 4
0
A gente já está quase na, já estamos na fase final
Eles já estão trabalhando essa semana no desafio final
Semana que vem eles entregam
O desafio final geralmente são dois vídeos e um trabalho escrito
E olha são trabalhos excelentes
A gente fica assim muito feliz com que eles entregam
E como que o pensamento computacional é inserido nesse projeto? Em todos os desafios praticamente
A gente já
Ferramentas como Scratch
Agora a gente está muito voltado à tecnologia atual
Por exemplo eles produzirem um podcast, criarem vídeos publicarem no YouTube
Então realmente a essa habilidade de resolução de problemas é inserida dentro desse projeto
Isso
E eles ficam muito motivados a participar até mesmo que a gente sempre procura alguns patrocina doores
E a gente consegue uma premiação para as três primeiras colocados, então é esse motivado
E além disso é trazer essa vontade de se interesse entrar realmente no Superior
Porque a gente sabe que ainda no Brasil ainda tem muito de f's de engenheiros pessoas atuando nessa área
Professor, agora eu queria que você me explicasse
Como que foi orientar esse projeto do coleta do bem? Na verdade a gente não entra
Esses projetos são conduzidos autonomamente pelos alunos
O que a gente faz é propor o desafio
Então o que cada desafio do jovem de dinheiro faz é propor seis desafios, são seis professores universidades do Onicamp
Em seis áreas diferentes
Tem ambiental, telecom, transportes, computação
E aí sempre associada um objetivo de desenvolvimento sustentável
Um ano de escolhão objetivo e cada professor bola uns desafios
O que eles têm que fazer é durante uma semana uma solução desse desafio
E o que é fantástico é que a gente vê por exemplo, esse grupo não é quatro jovens, uma cidade pequena, uma cidade com uma escola pública
Que eles fizeram em uma semana, é fenomenal
Eles fizeram, identificaram os pontos de coleta da cidade, falaram com prefeitos, falaram com a câmara, eles envolveram um app em uma semana
Então quando a gente entende que você consegue motivar os jovens a fazer coisas que são extremamente aprendizados, que tem muito conteúdo
E eles fazem isso com o livro de ponto de vontade
Isso é uma coisa complicado que ele tem que ir para a escola
Ele se inscreve porque ele quis
E eles fizeram seis desafios na frente e chegar aqui na final
E eles fizeram outros cinco desafios para chegar na final
De forma autônoma e são fantásticos
E qual impactos de você entrar hoje num projeto como esse, com que isso vai impactar na vida de multa? Bom, como o Trapeiro Tão Falou, né, a origem nesse projeto foi uma chamada que foi feito junto do CNPQ com a Vale
A princípio é a jovem brasileira, os aviães para a área de exáters
O Brasil, ele já tem uma formação muito pequena de pessoas em nível superior
Mas, além de ser pequena, quando você vê a proporção de pessoas em engenharias e tecnologias comparada com a área de humanas, no Brasil, essa proporção é muito maior para humanas
Então, quando você pega a país do SODE, a média é um aluno em tecnologias exáters para cinco de humanas
No Brasil é um aluno em tecnologias exáter para onze de humanas
Então, existe uma falta muito grande de profissionais na área de tecnologinária de computação nesse falo
Nosso objetivo, desde o início desse projeto, é mostrar que os jovens do meu médio, que ensino que a área de tecnologia é interessante, é divertido, é motivadora
Então, oferecer para eles desafios que isso tem que resolver ao longo desse processo e eles ao longo desse processo, eu quero continuar trabalhando com isso
E essa ideia de falar com professores de várias áreas diferentes é justamente, ele até tem uma noção, será que prefiro ambiental, você falar que eu firo telecomunicações, será que eu firo computação, porque eles vão trabalhar com um pouquinho de tudo
Para quem olha de fora, nem imagina um pensamento computacional em seria nesse projeto, mas ele está lá
Pensamento computacional, né? Como a gente sempre falou, é resolução de problemas
Mas a gente está todos desafios, a gente propor um resolver um problema
Então, resolve um problema
Então, por exemplo, a gente vai ficar isso fazendo agora nesse exato momento, é como o motivo jovens é a custar da área de tecnologia
Eles estão bolando vídeos para incentivar a jovem, você vai vir para o tecnicologia
Esse tem que fazer isso em uma semana
Então, resolvem problemas
Eu acho que o tempo determinado, me assustou mais, é que o projeto, é que, por exemplo, uma semana aparece por que isso não tem para você construir algo tão amplo, como eles construíram, por exemplo
Exatamente, é muito legal isso, de você ver o quanto jovens motivados fazem coisas incríveis
Voltar lá para trás do desafio jovem, em jenheiro, nos primeiros, a gente costumava fazer como desafio para eles
O último desafio, sabe aquela? Tipica a coisa de montagem de uma balinha de gude que vai passando e deu o baíço, deu um domino, ó, e faz essa é uma sequência
A gente pedia para fazer isso
Em uma semana, eles faziam cada tipo de desafio, cada coisa que eles montavam em uma semana, que era sensacional
Então, o que a gente mostra com isso é provar que eles no jeito certo, que você vai ver que tem muita coisa legal que pode sair da linha
Aqui nesse nosso imagem, eu vejo que tem três mulheres e dois homens
Ou seja, as mulheres estão ali em maioria
Normalmente, é assim dentro da engenharia, o engenharia, e os gerenos das mulheres ali fazem de gerenhar
Bom, de fato, na universidade, de um modo geral, os cursos de geren são predominantemente masculinos
Com algumas exceções, né, um consulho de gerenia química e de alimentos, como eu não me campo, tem mais mulheres, mas de uma geral, são predominantemente masculinos e computação também
Isso é uma preocupação, nós, eu vou dizer, a computação vive fazendo ações de como atrair mais mulheres, lembrando que a computação no início era de mulheres
As primeiras programadoras eram mulheres
Então, de fato, é uma preocupação muito grande de como a gente traz as mulheres para as exigerias e tecnologias
Mas uma coisa que nos surpreendipositivamente, a gente precisa estudar melhor, entendeu que está acontecendo, é que no desafio jovem de dinheiro, as mulheres têm muito destaque
Quando a gente pega os dez finalistas, dez equipes que vão para final, prepondendo garantimentos em equipes femininas
Aqui, a gente tem a professora no meio, que é o que eu rentou, mas tem duas meninas e dois meninos
Mas muitos grupos que terminaram com campeões onde o tempo foram quatro mulheres
Então, é algo que a gente fica muito feliz
Os desafios de jovem de dinheiro conseguem atrair as meninas e, mais do que só atrair para participar dos desafios, elas são as melhores, elas são as que sempre chegam a final
E no mercado de trabalho, o gênero influencia também? Olha, eu posso falar mais especificamente na computação, no mercado de trabalho, a computação que é muito que as mulheres venham
Existe uma demanda muito grande para a profissionalidade de todos lados e a diversidade é muito importante quando a gente fala em bons sistemas computacionais
Então, time diverso faz toda a diferença
Então, que o mercado que é, que é, a gente precisa atrair mais ela pros cursos de graduação
E é isso que o desafio de jovem de dinheiro busca